MARKETING-POLITICO-DIGITAL-mkt-padial“O Governo PEDE DESCULPAS AO POVO BRASILEIRO PORQUE NÃO TENDO DADO A TODOS TRABALHO,RENDA E DIGNIDADE,SE SENTE NA OBRIGAÇÃO DE DAR-LHE ESMOLA ATRAVÉS DA DISTRIBUIÇÃO….etc.etc.”

Ao ver a desfaçatez com que o marketing afronta o mínimo de percepção e inteligência dos brasileiros,ao mostrar a excelência da educação,da saúde e de tantas outras chagas que se abatem sobre o povo, chagas em seguida mostradas nas reportagens de qualquer mídia que se prese,me vem à mente fato ocorrido lá pelo ano de 1984-85,quando trabalhava na Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República,na condição de Adjunto.
Naqueles anos,pela primeira vez,o Governo criara um programa de assistência aos mais pobres,ou miseráveis,sob a denominação,creio,de cesta básica,semente do que posteriormente e até hoje, se tornou comum nos governos ,sob o nome de bolsa família,bolsa isto,bolsa aquilo,etc,etc,que continuam endo distribuídas para milhões e milhões de brasileiros(em crescimento embora o marketing apregoe,sem perceber o tamanho da contradição, que a miséria foi eliminada no Brasil….).
Pois bem. Na ocasião,seriam distribuídas 600 mil cestas básicas e o Governo se apressou a solicitar ao Marketing que preparasse um campanha de exaltação do Governo,voltado a atender a população mais pobre,de baixa renda,,excluída,etc,etc,como estamos cansados de ver também hoje.
Para espanto dos marketeiros presentes à reunião de programação da campanha,sugeri que a peça publicitária iniciasse assim:
“O Governo PEDE DESCULPAS AO POVO BRASILEIRO PORQUE NÃO TENDO DADO A TODOS TRABALHO,RENDA E DIGNIDADE,SE SENTE NA OBRIGAÇÃO DE DAR-LHE ESMOLA ATRAVÉS DA DISTRIBUIÇÃO….etc etc.”
OS MARKETEIROS olhos arregalados,sem saber se riam ou levavam à sério,não sabiam se eu estava brincando,falando sério,ou se um parafuso desandara,enfim….não perceberam ,lógico,que eu estava falando absolutamente sério…
Hoje, 30 anos depois,já não são 600 mil esmolas.São mais de 20 milhões …e como servem de marketing para os governos,para massa de manobra onde colher votos,como se a esperteza do marketing(por sinal bem pago)apagasse a notícia logo a seguir,ou de todos os dias, mostrando os corredores dos hospitais,a situação das escolas e da educação,o desemprego e as filas de desempregados,as famílias tendo que sobreviver com menos de 1/50 avos da renda de um Ministro,ou sem renda nenhuma,mal tendo um pão ou uma farofa de nada para a comida de cada dia.Ou então,nem precisariam ver os noticiários.Bastaria passar de olhos abertos nas ruas,nos bairros excluídos,nos corredores dos hospitais,na condição das escolas ou na mesa dos 20( ou 40,50 milhões,contados os dependentes,)de brasileiros,a quem não se dá trabalho,renda,dignidade,mas se continua dando esmola,para orgasmo dos poderosos e alegria do caixa dos marketeiros.Depois não conseguem entender o porquê da perda da confiabilidade.

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