Queridos amigos, minhas queridas
EM NOSSAS MENSAGENS ANTERIORES SOBRE A VIOLÊNCIA, QUE FIZ A PARTIR DO ASSASSINATO MONSTRUOSO DE CRIANÇAS NUM Jardim de infância, acontecido em Blumenau, fato que aliás repete TRAGÉDIAS semelhantes em várias partes do mundo, vimos nessas reflexões como a perda de valores cria um vácuo na consciência das pessoas e se espalha nas culturas, e na sociedade: AS PESSOAS VIOLENTAS,AS CULTURAS DA VIOLÊNCIA, AS SOCIEDADES VIOLENTAS.
Vimos também que todo vácuo na natureza, portanto também nas pessoas nas culturas ou na sociedade, é imediatamente ocupado de alguma forma, e a violência é um dos elementos sempre pronto a ocupar o vácuo, deixado pela perda de valores.
NO ENTANTO HÁ muitas dúvidas quando se fala em valores, e mais ainda quando se fala sobre a necessidade de atualizar valores, de mudar valores ou substitui-los por valores novos ,frequentemente, trazidos como consequência dos avanços cada dia mais complexos e mais e rápidos, trazidos pela Ciência e pela tecnologia.
Quero dizer, porém, que não deve haver dúvida, que além desses valores novos ou transformados , existem valores imutáveis , que devem permanecer apesar desses avanços e é a permanência desse valores que, nesse mundo transformado ,sobrevive a dignidade humana em sua dimensão individual, coletiva e espiritual, ou transcendente, e são garantidos os direitos humanos, sejam individuais, coletivos, ou transcendentes.
A questão, porém, que permanece é sempre, como identificar, em meio a essas mudanças, os valores que são, ou devem ser permanentes e os valores mutáveis, ou seja quais valores podem ser perdidos, transformados, ou substituídos por novos valores, numa civilização em mudança, como é a nossa civilização.
Quero dizer inicialmente que, não estou me referindo a valores materiais, como DIHEIRO, PROPIEDADES, e outros valores desta espécie. Me refiro a valores éticos e a valores morais e,
É entre esses dois conceitos que podemos encontrar uma resposta para essa grave questão,
Os valores éticos são os que decorrem da natureza , natureza que significa o que são as pessoas, suas relações ou seus comportamentos , não em sua aparência ,mas em sua identidade, em seu ser essencial .
Ora, essa natureza, ou ser essencial das pessoas, de suas relações e de seus comportamentos, são imutáveis, porque se não fossem imutáveis deixariam de ser o que são. Seriam um equívoco, uma ilusão, enfim, não passariam de erros ,erros que levariam as pessoas ou a sociedade a toda forma de equívocos, quer conceituais, quer institucionais, quer comportamentais.
No entanto, além dos valores éticos, que são universais e devem ser permanentes, isto é, que não devem ser mudados seja através dos costumes, das leis ou de qualquer interesse, existem outra espécie de valores que caracterizam a diversidade de sociedades, ou a diferenças de tempos.
Esse fato dá origem a valores diversificados, que não tem origem na natureza e sim nas circunstâncias que condicionam as pessoas, as sociedades, seu comportamentos, usos e costumes, dando origem a à diversidade de culturas, e portanto à valores culturais, que podem ser chamados também de valores morais.
Ora, como as circunstância mudam, como mutáveis são as tradições, os comportamentos, os usos e costumes, consequência dos avanços das Ciências e das tecnologias, e de outros fatores, de acordo com cada tempo, e cada lugar, decorre que esses valores , podem ,ou eventualmente devem modificar-se, de acordo com as mudanças de cada tempo e de cada lugar, ou de cada povo.
Eo resumo,quero dizer QUE EXISTEM VALORES QUE SÃO IMUTÁVEIS,PORQUE SE FUNDAMENTAM NA NAUREZA,ENQUANTO EXISTEM VALORES QE PODEM SE MODIFICAR,OU SER MODIFICADOS,CONFORMESE MODIFIQUEM AS CIRCUNSTÂNCIAS EM CADA TEMPO E EM CADA LUGAR
Creio que por este caminho pode-se melhor entender quê valores podem ser mudados, substituídos ou criados, sem criar nas pessoas ou nas sociedade aquele vácuo a que me referi no início de nossa reflexão, para dar lugar à violência.
ESSE VÁCUO É CRIADO NO MOMENTO EM QUE SE PERDEM OS aqueles valores imutáveis, que não devem ser perdidos ou transformados por mais quem mudem as circunstâncias porque tem origem na natureza de seu objeto.
Sei que pode existir alguma dificuldade em fazer esta distinção, sobretudo no tempo em que estamos vivendo ,que se caracteriza pela superficialidade do conhecimento, transmitido pelos múltiplos meios de comunicação, pelos meios eletrônicos e informatizados, ou pelos ambientes sociais, sobretudo urbanos, e às vezes até pelas instituições educacionais ,como acontece inclusive em muitas universidades, nas teorias pedagógicas ou nas ideologias que tomam o lugar do conhecimento,
Queridos amigos, minhas queridas, reflitam, comentem, perguntem, discutam e compartilhem.
Grande abraço