No contexto deste ano de 2020, que será lembrado como o ano da grande pandemia do corona vírus, expresso minha solidariedade especialmente àqueles que perderam entes queridos, depois aqueles que perderam sues amigos, seu trabalho, sua renda, tudo levado por esta peste medieval que atingiu o mundo nesta era dos avanços da Ciência e da Tecnologia e que tantos, imaginavam ter chegado o homem, a humanidade, ao domínio de tudo, ter posto tudo a seu serviço ,invertendo a equação correta, o legado da criação, que determina que tudo seja posto a serviço de todos.
Talvez devamos pensar que essa pandemia veio para mostrar como é limitado o poder dos homens e fazê-los refletir sobre quem somos, donde viemos, para onde vamos, enfim qual o sentido da vida, os limites do homem.
Sei que alguns fogem longe, o mais longe possível dessa condição humana de refletir, condição dada à espécie humana ,e somente à espécie humana, a mim e a você meus amigos e minhas amigas, e negada a qualquer outra espécie.
Mas há, os que não se aperceberam que nossa espécie, eu e cada uma de vocês, meus amigos, minhas amigas, que vivemos, somos e existimos como disse São Paulo, para muito mais do que para o dinheiro, o lucro, a competição, o poder, que isto tudo é frágil, tão frágil como a vida, tão frágil como a riqueza acumulada ou a ânsia da sociedade de consumo, que um vírus qualquer, ou qualquer outro fenômeno produzido pela natureza ou pelo próprio homem destrói ou pode destruir da forma mais inesperada.
Chega agora ao final um ano que nos mostrou isto tudo com absoluta transparência, embora alguns ,alienados, tenham passado ao largo e não tenham visto nada além de perdas e danos.
Durante este ano de recolhimento, me detive também a rever alguns dos mais de uma centena de vídeos postados nas redes sociais- Página Participação e Solidariedade do facebook, do youtube, do site, etc num esforço de difusão, que já dura quase 6 anos em favor de uma nova civilização, humana e sustentável, ou participativa e solidária.
Tenho buscado nesse esforço ,propor uma nova civilização que ultrapasse as ideias e os regimes retrógradas do socialismo ou do capitalismo, ou da esquerda e da direita, ou do comunismo ou liberalismo, como queiram denominá-los, esses regimes, todos formas de organização da sociedade que talvez tenham sido adequadas ,em tempos passados, há um dois, ou mais séculos atrás, antes dos avanços da Ciência e da Tecnologia.
Esses regimes tiveram como resultado dividir, ou aprofundar a divisão da sociedade, esta divisão que recebemos por herança ,entre exploradores e explorados, acumuladores de riqueza, do conhecimento, do bem estar ou enfim dos benefícios do desenvolvimento e excluídos, ou seja, os que tem demais de bens materiais, culturais e intelectuais e os que são excluídos de tudo, do mínimo necessário para quem possam sobreviver com a dignidade de seres humanos.
No entanto, esses regimes ainda sobrevivem com seus malefícios multiplicados pelo poder e pela velocidade dos avanços da ciência e da tecnologia em círculo vicioso da acumulação nas mãos de poucos, que dominam o mundo, a custa da exclusão de muitos.
No momento em que convido meus queridos amigos, minhas queridas amigas a que visitem esse precioso acervo de nossa luta em favor de uma sociedade mais humana, mais justa, mais equitativa, mais participativa e solidária, luta feita de análises, criticas e de propostas alternativas, quero dizer que não foi, ou não está sendo em vão esse esforço.
Apesar de não contar com o apoio dos poderosos da riqueza, do poder, ou mesmo da inteligência, da fé ou da cultura, nossa proposta nas redes sociais correm o mundo, com milhares de seguidores em dezenas de países e os livros que lhe dão sustentação, especialmente PARTICIPAÇÂO E SOLIDARIEDADE a Revolução do terceiro Milênio, Por um Civilização Participativae Solidária- A PROPOSTA e A NOVA UNIVERSIDADE num mundo em transformação, se difundem no mundo, traduzidos em vários idiomas.
Devo informar que essa divulgação é feita por pessoas e editoras que conheceram a proposta de uma Civilização Participativa e Solidária através das redes sociais, e tem acreditado e aderido ativamente a ela, em meio às crises, a descrença e a percepção de que é preciso mudar. Essas pessoas ou instituições são parte da Massa de Consciência que existe, atua e cresce ao redor do mundo e nos dá segurança que a transição virá, apesar dos que não acreditam, dos indiferentes, ou dos que são contrários.
A você meu querido amigo, minha querida, que quer conhecer melhor, pôr-se por dentro, enfim estar mais ligado a essa Proposta, estou convidando para acessar nosso acervo de mais de cem vídeos ou artigos que compõem nosso acervo de quase 6 anos de difusão da Mensagem por uma Civilização Participativa e Solidária.
Para seu mais fácil acesso, me permito orientá-lo (a) ,sobre algumas escolhas de vídeos que, gravados no passado, são atuais e apropriadíssimos para o momento de hoje.
De acordo com os diversos interesses oriento que há reflexões teóricas que tratam do conteúdo de nossa proposta por uma Civilização Participativa e Solidária, e se for esse seu interesse esse aprofundamento. clique aqui(……..)e acesse, especialmente, os vídeos da série Conteúdos da Proposta por uma Civilização participativa e Solidária.
Aos que preferirem temas práticos que continuam atuais, mas sobre os quais gravei há 4 anos atrás, sugiro que clicando aqui (……….) acessem os vídeos sobre Barak Obama por ocasião de seu prêmio Nobel da Paz, recebido em 2010(confirmar) e os contraste dos vídeos sobre o retrocesso da eleição para a presidência dos Estados Unidos ocorrida em 2017,de Donald Trump, cujo fracasso de toda forma foi selado no corrente ano pelo povo americano com sua derrota e a eleição de Joe Biden, que espero venha apagar algumas das políticas contra a humanidade ou a evolução da história praticadas por Trump. Conheço pouco sobre Joe Biden mas, tendo sido vice-presidente de Barack Obama, recebeu de Michelle Obama em seu livro——……. a definição de ser um homem o mais competente, o mais correto e o mais leal dentro os seguidores do Presidente OBAMA, o que significa ao menos uma esperança de um novo tratamento de questões multilaterais, climáticas, de igualdade racial, de honrar compromissos internacionais, e outras referentes aos direitos e compromissos da humanidade, quebrados por TRUMP.
Aos que desejarem voltar-se a uma análise das questões brasileiras, sugiro que, clicando aqui(…..a) acessem a “Carta do Brasil aos Presidenciáveis”, publicada em 2018 e, a partir do que ali está exposto e reivindicado, façam uma avaliação do que o Brasil manifestou naquela Carta e o que está acontecendo hoje no Brasil.
Quero lembrar que o que está exposto na Carta, como aliás nos outros temas propostos, tudo está clara a transparentemente de acordo com a mensagem contida em nossa Proposta por uma Civilização Participativa e Solidária o que demonstra também que nossa proposta não é apenas uma elocubração teórica, mas sim um instrumento prático para a análise e construção DE UMA SOCIEDADE OU DE UM BRASIL efetivamente novo e diferente, justo, participativo e solidário
É óbvio que nesse meio tempo estamos sob a ameaça do corona vírus, ou da Pandemia, que abordei também em vários vídeos recentes que você poderá acessar também clicando aqui (….)
Meus queridos minhas queridas. Não quero que tome essas sugestões como marketing de minhas propostas, que não é o caso, mas como um esforço a mais para ser coerente e transparente ao lutar por um mundo melhor, repito, mais humano, mais ético e mais justo, ou seja, mais Participativo e mais Solidário e meu desejo de ter em você um construtor desse mundo.
Para isto, penso também que as sugestões poderão, ser uma forma de você dar um sentido maior a seu isolamento social, PONDO-SE POR DENTRO, dando, portanto, um sentido maior do que simplesmente o de estar no vazio se precavendo contra uma pandemia, que em pleno século 21,século dos avanços absolutos da Ciência e da Tecnologia, mostra o quanto são limitados os poderes humanos…
Acesse, querido amigo, minha querida ,assista os vídeos, ou leia os artigos ,reflita, comente, divulgue, compartilhe. Você estará contribuindo na construção de um mundo melhor,b
Grande abraço