Caros amigos, queridas amigas
O Governo brasileiro farte de suas proclamações democráticas ,não devia ter dúvidas em reconhecer as irregularidades de toda forma que estão acontecendo sob a ditadura na Venezuela sob Maduro, denuncia que não deve ser vista apenas como uma trapaça com cara Democrática .mas realizada, desde o início com o impedimento sumário da proibição das candidatas da oposição, até as dificuldades para grande parte dos eleitores chegar às urnas, no dia da eleição no próprio país como no exterior e tantas outras denuncias de observadores independentes ou dos fiscais da oposição .
Quero me referir com gravidade igual ou talvez muito pior à crise política, econômica e social a que o Ditador levou à Venezuela, historicamente uma democracia modelar ,uma economia pujante e uma invejável qualidade de vida.
Isto tudo foi destruído e a maior prova, não está na queda de mais de 50% do produto interno bruto, ou na inflação alcança percentuais de vário centenas,
A prova maior da destruição do País está nos 8 milhões de venezianos que fugiram de sua pátria levando suas famílias ou abandonando-as dolorosamente delas , na esperança de obter recursos para garantir-lhe o mínimo de recursos para sobrevivência, fugindo da fome, do desespero, da insegurança pessoal e política mais de 30% da população. Não, ninguém deixa sua pátria ,seu país ,seus bens, enquanto possa possuir esperança de alguma oportunidade de razoável sobrevivência junto a tudo o que é seu.
Para que possam Imaginar o que esse número de fugitivos do regime Maduro ,viesse a acontecer no Brasil, isto significaria, proporcionalmente a fuga de algo mais de 50% milhões de Brasileiros.
O que revolta, ou deve revoltar quem quer que tenha solidariedade humana ,é que se faz um simulacro de eleições, cujos resultados já foram anunciado antes mesmo da eleição ,inclusive ameaçando a sociedade com um banho de sangue, como afirmou o ditador o que aliás ,ainda é capaz de o fazer, se as circunstâncias o permitirem.
Aliás, importante é ainda constatar que para tudo, ali a mentira é sempre]possível
Assim a acusação de que a fome e a miséria em foi responsabilidade dos países que impuseram sanções econômicas ao país, ele simplesmente mente, pois acontece exatamente o contraio. A Ditadura foi a causa da miséria, também atraindo as sanções. Mas tudo é válido para enganar com astutas justificativas os que passam fome ou vivem na miséria também por falta de recursos internos, num país que, democrático era um dos maiores exportadores de petróleo, entre outras riquezas. Tudo, ou quase tudo foi perdido pela Ditadura que não aceita a vontade do povo, ou o engana com sua retórica tonitruante, ou ameaça com sua forças armadas, feitas guarda pretoriana
Sim, tudo é possível mas tem frequentemente o fim das ditaduras foram alcançadas através de processos pacíficos. e dentre eles cito vários exemplos.
Cito a transferência na Espanha, passando dos 40 anos da ditadura de Franco, para um novo regime monárquico parlamentarista e democrático, sem ter sido derramada uma gota de sangue.
Cito Portugal, acabando com a ditadura de Salazar com quase igual duração, cuja resistência popular deu origem à revolução dos cravos, assim chamada porque a violência dos fuzis foi substituída pela oferta de cravos oferecidos aos fuzis da ditadura que se rendeu sem um tiro.
Cito o caso brasileiro, cuja ditadura militar ocorreu por uma processo de vontade popular e de um consenso militar de devolver ao povo a Democracia, processo conhecido como abertura política, OBTIDA POR UMA SÉRIE DE ELIÇOES,RCONHECIDA embora vencida na maior parte pela oposição, fato ocorrido também COM A MORTE DO PRESIDENTE ELEITO ANTES DE ASSUMIR A PRESIDÊNCIA E A PASSADO PACÍFICAMENTE O PODER A SEU VICE PRESIDENTE
Mas de todos os processos pacíficos de transição de regimes ditatoriais para regimes DEMOCRÁTICOS,O MAIS IMPOSSÍVEL APARENTEMENTEFOI O DA União Soviética Soviética com o retorno `à democracia, após mais de 70 anos de comunismo ,patrocinado por Michail Gorbachov, libertando daquele regime a própria Rússia e mais de uma dezena de países satélites, sem qualquer violência, excessão de alguns países satélites governados por títeres à que não entenderam o fim da ditadura
A transição de Governos, mesmo de regimes ditatoriais para governos democráticos, podem sim ser feitas pacificamente, pela compreensão, pelo patriotismo e pela humanidade de um lado e de outro lado.
Creio que está na hora, aliás, que já está passando da hora, hoje, no terceiro dia desde que aconteceu a manifestação pacífica do povo venezuelano na urnas, está mais do que na hora ,de o governo Brasileiro, que tanto proclama a Democracia, em nome do Brasil que em outros tempos teve também no amor de seu povo e para o maior bem de seu país, a dimensão de fazer pacificamente a transição da ditadura para a Democracia reconhecendo e proclamando que o povo venezuelano tem o direito de voltar À DEMOCRACIA, e de reconstruir seu país com a Democracia que lhe foi roubada.
O que espera o Governo brasileiro?
Grande abraço.