Os que, semana passada, acessaram meu site, minha página no facebook e outras mídias, devem ter lido o artigo, ou visto e refletido em meu vídeo, sob o título” Ode ao Nobel de Economia” Lembro:
” Vai meu grito de alerta ou brado de guerra Aos louros e conspícuos sábios da Academia de Ciências da Suécia Para que, ao menos um vez, atribuam o Premio Nobel de Economia aos pobres do terceiro mundo pelo milagre da sobrevivência que praticam todos os dias Sem alarde e sem ostentação apenas na humildade de esperar dia após dia Que a morte não lhes chegue hoje, Mas espere o amanhã.”
Escrita em 1988, a ODE AO NOBEL DE ECONOMIA, não foi atendida até hoje.
Espero, meus queridos, que com seu apoio, seu acesso, seu comentário, ou seu compartilhamento (por favor não fiquem apenas curtindo,…que curtir é fácil demais…) ajudem a que minha ODE de hoje tenha melhor sorte.
Se a escrevesse hoje, minha ODE, meu grito de alerta ou brado de guerra… hoje iria:
– à rede Globo e a outras redes de televisão, aos produtores das redes sociais e de outros instrumentos de comunicação…. para que cessem de reduzir a convivência humana e a realidade brasileira, em seus noticiários e em suas novelas, através de seus artistas e de seus comentaristas, a reduzir a realidade brasileira, dizia,
à corruptos e corruptores, à assassinos e assassinados, à drogados e traficantes de drogas, à maridos que enganam suas mulheres e mulheres que enganam seus maridos
à filhos que agridem os pais e pais que não estão nem aí para os filhos
à alunos que agridem professores, professores que ensinam a inutilidade de cultivar valores, colegas que matam e se matam nas salas de aula, à falsa imagem de uma juventude que não crê no futuro , ou que aprende cedo, porque lhe ensinam, a esperteza de enganar ,de descrer do amor, substituído pelo sexo e pelos instintos libertos de qualquer compromisso, seja com seus próprios, seja com o próximo, ou com a família ,que lhes é vendida como algo que se desfez, que se desfaz ou que vai se desfazer, enfim, compromisso com o futuro que lhes é posto sem horizontes…sem dignidade… sem dimensão humana, origem de toda violência….
O Brasil é muito mais, vai muito além do que isto.
Meu grito de alerta ou brado de guerra…
–aos políticos e seus cabos eleitorais, seguidores por ideologia, apoiadores por siglas partidárias de aluguel, por interesses grandes ou pequenos, corruptos ou corruptores como seus ídolos de pés de barro e consciências conspurcadas pelo lodo do charco em que habitam ,e pela esperteza que praticam dia após dia,…
– aos empresários e negociantes para que nãos sejam injustos em seus negócios, e para quem com eles trabalham e produzem, sejam desonestos nos produtos que fabricam e vendem, e assaltantes da sociedade em seus lucros quando são fruto da ganância, do logro e da esperteza…
– aos bancos, para que não sejam simplesmente exploradores da sociedade, guiados pela lei da usura ,que prostitui os sistemas financeiros gerando lucros contabilizados em bilhões de reais, ou de dólares, em cada semestre…sem qualquer compromisso com a sociedade privada do mínimo de recursos para uma vida digna, e com as finanças públicas comprometidas com juros extorsivos que, independentemente dos recursos desviados pela corrupção, não conseguem o necessário equilíbrio para os investimentos necessários a promover o bem da sociedade e o desenvolvimento do Brasil.
– aos Bispos, padres e pastores, para que, além da denúncia necessária, nem sempre feita com a necessária firmeza, e frequentemente conspurcada em alguns segmentos por interesses escusos, contribuam com seu apoio e o apoio dos instrumentos de que dispõem em favor das medidas concretas necessárias à promoção de uma sociedade ética, materialmente, culturalmente e espiritualmente desenvolvida, como também aos que, pessoas ou instituições, lutam para sua viabilização.
– aos governos constituídos, aos que estão no poder ou pretendem conquistá-lo, para que não o usem em benefício próprio, de suas mordomias e odiosos privilégios mas que pensem e trabalhem em favor do Brasil- o que significa dizer dos brasileiros, do futuro de seus filhos, de nossos filhos, das futuras gerações .
–Aos governantes em de qualquer nível e aos que querem se candidatar a cargos e funções púbicas, que não continuem, como ocorre com tantos ,ignorantes sobre o país temos, sobre o paias que queremos ter ,sobre que recursos devem ser identificados e movidos, não para alcançar votos nas próximas eleições, mas para que desde agora e para o futuro, possamos dar a nossos filhos ,ou aos brasileiros, a todos os, saúde, uma educação digna, uma consciência ética que viabilize uma sociedade civilizada, participativa e solidária, construída por todos e usufruída por todos.
– Aos revestidos com o pesado encargo da Justiça, ministros, desembargadores, juízes, promotores e outros, renunciem à seus privilégios e mordomias e tantos costumes arraigados que atentam contra a dignidade da Justiça e contra o exemplo de simplicidade , renúncia e austeridade, que deveriam ser o apanágio da nobre Missão de que estão revestidos.
MEU GRITO DE ALERTA OU BRADO DE GUERRA, IRIA HOJE, CONTRA:
-Os que não se envergonham de ocupar as telas da Televisão e de outros meios, do palavreado vazio, ridículo e marketizado a que nos fazem assistir como se fôssemos patetas e obtusos ,carapuça que bem caberia a eles, pelo que tantos e tanto se mostram, de alienados da realidade, ou da sociedade que imaginam representar, e não percebem que só fazem ofender a inteligência da sociedade brasileira.
MEU GRITO DE ALERTE OU BRADO DE GUERRA, IRIA HOJE, CLAMANDO QUE
É hora de pensar o Brasil e exigir deles que pensem o Brasil ,meus amigos e queridas amigas, Deixemos que os corruptos se destruam mutuamente, deixemos que as cobras engulam as as serpentes, e que os mortos enterrem os seus mortos-e repito essas sábias palavras que não são minhas mas ditas por Jesus Cristo.
CLAMANDO QUE JÁ É HORA, JÁ PASSA DA HORA
De nos voltar para identificar quem deve substituí-los, quem deve substituir os corruptos e incompetentes , que já passa do tempo de pensar, e discutir, sem ódio e sem interesses, porque o ódios e os interesses nada constroem, mas nos voltarmos a pensar e discutir quem vai ocupar ou substituir os incompetentes e corruptos, mas nessa discussão inspirados pelo amor, os interesses e o futuro do Brasil. Ou não temos ninguém para substituí-los? Ou vamos substituí-los, pelos seus iguais, ou quem sabe, se for possível, piores>
Vai enfim, de minha pobreza, ou da pobreza do mundo Brasil e de sua dignidade, que nos voltemos a pensar, a discutir, não o que nos interessa, não o que nós achamos, mas o que interessa ao Brasil, o que tem de ser feito para o Brasil ultrapassar o poço para onde foi empurrado e retomar seu destino, com competência, ética e afirmo, no rumo de uma sociedade globalmente participativa e fraternalmente solidária. Ou não há o que fazer? É esta hoje minha ODE, meu grito de alerta, ou brado de guerra.
-à rede Globo e as outras redes de comunicação, -às universidades, aos mestres da Academia, e aos jovens nas escolas e universidades, no trabalho , na alegria dos encontros e das baladas ou no convívio do lar… -aos líderes políticos e empresariais, e a todos os que exercem liderança em suas comunidades -aos intelectuais, aos comentaristas, comunicadores e artistas,
-aos bispos, padres e pastores de todas as crenças
Enfim, queridos e amigas, a todos, inclusive a mim mesmo e a você….
vai meu grito de alerta….vai meu brado de guerra…para deixar que os mortos enterrem seus mortos, -os corruptos e incompetentes engulam-se mutuamente em sua corrupção e em sua incompetência e em suas delações premiadas,
E NÓS, O BRASIL, VOLTEMOS A RECONSTRUIR E CONSTRUIR O BRASIL.
Acesse meu site e nossa rede social meu querido amigo minha amiga querida amiga. Comente, compartilhe.
Meu grande abraço
Querido Osvaldo, como seria bom se todas as classes lessem este artigo, divulgassem e colocassem aos poucos em prática. A gente modestamente vem fazendo nossa parte, cumprindo com obrigações, só que é muito pouco.
Pura realidade tudo o que divulgastes, chamando atenção até do clero, enfim, continuamos rezando que as coisas, aos poucos melhorem, para ver se poderemos assistir alguma melhora. Não sei se dará tempo. Abaços
m, não se teremos tempo de assistir. abraços