Conteúdos para construção de uma nova sociedade segundo as análises e propostas do livro PARTICIPAÇAO E SOLIDARIEDADE
a Revolução do Terceiro Milênio II.

Módulo III – A DESCONCENTRAÇÃO SE APLICA EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE: A DESCONCENTRAÇÃO POLÍTICA.

Módulo IV – A COOPERAÇÃO COMO CONCEITO ÉTICO DA SOLIDARIEDADE.

MÓDULO III

Continuando a série referente às analises e propostas do livro Participação e Solidariedade em sequência á análise do módulo anterior que demonstra  que a Tecnologia, contrariamente à forma como é ensinada e prática em favor da concentração-origem dos desequilíbrios atuais, pode e deve ser utilizada em favor da desconcentração, que produz o equilíbrio, entendem a harmonia, ou a justiça, na sociedade, o livro se estende na análise de como a desconcentração pode ser aplicada nesses vários setores e se estende a desconcentração  ECONÔMICA, a desconcentração demográfica e a ocupação dos vazios territoriais, a desconcentração do conhecimento, da tecnologia e da cultura, a desconcentração política. 

Seria importante leitura  análises que é feita sobre todos esses fatores, porém face ao que está em debate hoje no país, de forma totalmente equivocada, vou me ater apenas à leitura do texto referente à desconcentração política, que, como se poderá concluir, vai muito além de uma reforma eleitoral ou partidária em debate no Congresso ou nos meios de comunicação que vai deixar tudo como está, se não piorar, ao invés de contribuir na construção de uma sociedade moderna, participativa e solidária. 

LEIA O TRECHO DO LIVRO AQUI:

PORTUGUÊS | FRANCÊS

 


Módulo IV – A COOPERAÇÃO COMO CONCEITO ÉTICO DA SOLIDARIEDADE.

Os fundamentos propostos para esta nova ordem, sob o aspecto ético, podem resumir-se, como vimos, nos conceitos de participação e solidariedade. Esses conceitos resumem as aspirações essenciais, latentes ou expressas na massa de consciência, em contínuo crescimento no mundo.

O conteúdo essencial da massa de consciência se evidencia nas crescentes manifestações em favor da paz, da solidariedade, da participação, da inclusão, do pluralismo e da liberdade, em oposição à guerra, ao conflito, à competição, à concentração, à exclusão e aos monopólios totalitários.

Essas dimensões, no entanto, enquanto permanecerem apenas em sua dimensão ética, não farão acontecer a mudança civilizatória. Como vimos, elas encontram seu conteúdo prático, sua forma de viabilizar-se concretamente, nos instrumentos operacionais da desconcentração e da cooperação.

LEIA O TRECHO DO LIVRO AQUI:

PORTUGUÊS | FRANCÊS

Postado em:
Last Modified: outubro 5, 2017

Deixe uma resposta