A NOVA UNIVERSIDADE num mundo em transformação

Palestra no Centro Universitário de Barra Mansa\RJ27-07-2017 

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR A RECONSTRUIR O  BRASIL.

Meus queridos.

Faço um pedido a vocês. Me acompanhem por esses minutos ,que alguns hão de achar longos. Compreendo. Por isto dividi essa reflexão em sete pequenos tópicos, que você pode acessar individualmente , à sua escolha. Mas esse 7 tópicos constituem a seqüência de uma  só reflexão, através da qual,junto com você ,pretendo melhor  entender o que está acontecendo no Brasil,procurando a melhor maneira de ajudar o Brasil,neste momento em que o Brasil tanto precisa de nós,meu querido,minha querida amiga,tanto precisa desses nossos preciosos minutos para melhor entendê-lo e ajudá-lo a  sair  dessa crise  em que o mergulharam…

O FUNDO POÇO

A primeira questão que desejo colocar é se o Brasil já chegou ao fundo do poço, ou se ainda estamos para chegar lá,se não for revertida a situação em que se encontra através de medidas seguras,transparentes e eficazes que nos permitam retornar.

O Momento Nacional Exige…

Meus queridos amigos queridas amigas.
Creio que é o momento de parar de brigar, ou nos desunir, por causa, ou em nome, de pessoas, partidos, ideologias ou outros interesses pessoais ou de qualquer   espécie, ainda que legítimos, para começar a pensar no Brasil.

Presidente Emmanuel Macron

Tanto quanto ou mais,estava dizendo,emocionou-me a presença de  milhares de franceses reunidos na Praça do Louvre para celebrar a vitória de Emmanuel Macron,que com apoio de quase 70% dos eleitores franceses,aos 39 anos de idade foi eleito Presidente da França. Minha emoção teve muitas razões.

A massa de consciência contra os que estendem tapetes aos que espalham o ódio.

Donald Trump começa a beber do próprio veneno que ele espalhou. Em poucas horas 1.5 milhão de ingleses  subscreveram petição ao parlamento para que  seja retirado o convite  feito pela primeira ministra.para a visita de  Trump à Inglaterra,o que,entre outras ofensas,significaria uma ofensa à Rainha da Inglaterra,a maior instituição inglesa que representa há séculos a dignidade do país.
Vale lembrar além de outras indignidades e truculências do Presidente americano ,a forma indigna como ele confessa tratar as mulheres.Vale lembrar que 200.000 assinaturas seriam suficientes para que o Parlamento aceitasse considerar a petição

Um estadista deixa o palco do mundo: Barack Obama.

A statesman lives the world stage

Dia 20 de agosto de 2016 ficará na história como o dia em que um estadista, com a humildade de sua grandeza,deixa o palco de comando da Nação mais poderosa do mundo: Barack Obama.

On January 20th of 2016 will be in history as the day that a statesman, with humility of his greatness, leaves the command stage of the Nation most powerful of the world: Barack Obama.

Em meio às ameaças á civilização,há caminhos da esperança

Não estamos entrando bem nesse começo do Século 21.
Estamos entrando ameaçados pelo retrocesso, também, ou principalmente, por falta de alternativas, ou de propostas alternativas que possam ser adotadas em todos os setores da organização social e adotadas com a mesma urgência e velocidade com que os avanços tecnológicos transformam,estão transformando e continuarão a transformar a sociedade.Essa urgência decorre da evidente incapacidade das ideologias,ou dos modelos tradicionais de organização social, de responder à complexidade a que chegou o mundo,quero dizer,a que chegou a sociedade,ou a civilização.

ELEIÇÕES AMERICANAS – DONALD TRUMP

1-142h-vgdqsuytf0xql1q9aPostei nesse vídeo-8 DE NOVEMBRO,AS ELEIÇÕES AMERICANAS, um texto que escrevi antes das eleição quando perecia algo” inacreditável” que Donald Trump viesse a ser  eleito Presidente dos Estados Unidos.
Quero insistir na importância e na urgência de uma reflexão do que pode  vir a significar para  a Civilização a eleição de quem,durante  mais de seis meses de  exposição diante da mídia de seu país e do mundo,pregava sua oposição aos valores fundamentais da Civilização,que a espécie humana levou séculos ,talvez milênios,para construir.Entre outros,lembro alguns valores contestados:

8 de novembro de 2016 – A Eleição Americana

Um dia muito importante para a história da espécie humana sobre ,mais do que o 11 de novembro de 2001,(o dia da derrubada das torres mundiais do comércio de Nova York-ainda lembram?) comentado à época como o dia em que o mundo,a partir dele,nunca mais haveria de ser igual.Não vou analisar se o mundo se tornou diferente,a partir daquele data.